top of page

Cosmoeticologia

COSMOÉTICA: Conceito Essencial à Evolução da Consciência

PERGUNTAS INICIAIS

  Definitivamente não dá para evoluirmos sem Cosmoética. Ela é a base a partir da qual conseguimos melhor compreender quem somos, o que fazemos, por que fazemos o que fazemos e para onde estamos indo. Não é o máximo? Um conceito tão simples nos dar tantas respostas.

   Bem, a definição pode até ser de fácil compreensão, mas a vivência da Cosmoética em todos os momentos de nossa vida parece exigir muito mais de todos nós. 

    Mas por que a prática da Cosmoética requer mais do que a teoria?

TEORIA E PRÁTICA

  Na realidade, não é que a prática seja mais complexa do que a teoria. O que acontece é que a Cosmoética demanda uma aplicação prática constante de sua teoria, ou, como dizemos na Conscienciologia, uma aplicação teática (um neologismo em que teoria e prática tem pesos iguais e se comunicam incessantemente: um não vive sem o outro) de como agir.

    Essas duas últimas palavras têm uma importância enorme para a Cosmoética, e para nossa evolução consciencial também, com certeza.

Garrafa escrito: evoluir é movimentar-se cosmoeticamente

DEFINIÇÃO

  Segundo Waldo Vieira (1932-2015), propositor das neociências Conscienciologia e Projeciologia, a Cosmoética é a “ética ou reflexão sobre a moral cósmica, multidimensional, que define a holomaturidade, situada além da moral social, intrafísica, (...).” (700 Experimentos, 3ª ed., p. 47)

  Ética e moral são dois conceitos importantes utilizados nessa definição e que merecem uma breve explicação para compreendermos o real significado de Cosmoética.

 

  Vamos lá.

MORAL

  Resumidamente falando, moral tem a ver com aquilo que fazemos (condutas, ações, atitudes, manifestações, comportamentos, atos) ou deixamos de fazer (nossas omissões). Vamos usar a palavra ‘conduta’, sabendo que deixar de fazer algo também é uma conduta. 

Começa a ficar mais interessante quando observamos que toda conduta é motivada, regulada, orientada, guiada, provocada por fatores que nos levam a agir de determinada maneira.

 

  Pois é! Nossas condutas são impulsionadas por crenças, valores, princípios e regras que todos nós temos, mesmo que não tenhamos consciência deles.

 

  Por isso que muitos livros definem moral como sendo um conjunto de valores e princípios que regulam nossas condutas. E foi exatamente isso que falamos acima.

ÉTICA

  Quando tomamos consciência de nossas condutas e, principalmente, por quais motivos fazemos o que fazemos, ou seja, o que nos leva a agir de uma maneira e não de outra, aí já entramos em outra área fascinante do conhecimento humano: a ética.

 

  Ética significa refletir, ponderar, pensar, raciocinar sobre nossas condutas e tentar descobrir as causas de nosso comportamento. Tentar entender os motivos que explicam nossas condutas.

 

  Somente conhecendo conscientemente nossas condutas – com seus valores, princípios e regras regulando essas condutas – é que somos capazes de melhorar o que precisa ser mudado ou manter o que está funcionando bem.

COSMOÉTICA

  Mas ética e moral são dois conceitos desse mundo físico. Já que a Cosmoética é um conceito ligado à Conscienciologia, como fica o conceito de Cosmoética nisso tudo?

 

  A Cosmoética, conforme definição de Vieira acima transcrita, é a reflexão sobre a moral cósmica. E é justamente aqui que nossa reflexão precisa ser ampliada para que possamos dar conta de entender o máximo possível da manifestação pensênica (pensamento + sentimento + energias) de nossa consciência (quem somos na realidade).

 

  A manifestação de nossa consciência extrapola os limites impostos pelo Planeta Terra.

PARADIGMA

  Para viver teaticamente a Cosmoética, precisamos de um paradigma que amplie nossa compreensão de como a consciência se manifesta em sua plenitude.

  Essa nova referência é o Paradigma Consciencial, aquele que nos mostra, verponologicamente, ou seja, até onde conhecemos hoje, as várias facetas de comunicação dessa consciência com o Cosmos.

 

  O Paradigma Consciencial nos mostra, por exemplo, que nossa consciência:

1. já viveu vidas passadas e inevitavelmente viverá vidas futuras (multiexistencialidade),

2. transita em diferentes dimensões extrafísicas, além desse mundo intrafísico (multidimensionalidade),

3. é capaz de pesquisar a si (ela é seu labcon – laboratório consciencial)

4. comunica-se com o mundo sempre através de pensamentos, sentimentos e energias, indissociavelmente (pensene),

5. utiliza-se de diferentes veículos de comunicação em suas manifestações (holossoma).

PREMISSAS

  O conhecimento e a compreensão dessas premissas, ou pilares do Paradigma Consciencial, nos levam a ampliar nossas reflexões sobre nossas condutas e os reais motivos que nos levam a agir do modo como agimos. Isso é parte essencial Cosmoética.

Planta em um vaso

VIVÊNCIA

  Obviamente não é o suficiente, pois, como dissemos no início deste artigo, de nada adiante termos consciência de todo esse processo se não vivemos teaticamente a Cosmoética.

  A Cosmoética exige que reciclemos muitos de nossos pensamentos, sentimos e comportamentos.

 

  A Cosmoética nos traz bem-estar íntimo, pois nos ajuda a identificar e eliminar nossos conflitos internos.

 

  Conforme exemplifica Vieira (2009, p. 151) “Cosmoética: prioridade 1.”

PERGUNTAS FINAIS

  Qual o nível de bem-estar íntimo proporcionado pela Cosmoética você já vivencia?

   A Cosmoética já é uma prioridade evolutiva para você?

Referências Bibliográficas

VIEIRA, Waldo. Manual do Megapensene Trivocabular, 2009, p. 151.

______. 700 Experimentos da Conscienciologia, 2013, p. 47.

36086564_466333073814979_764460337379829

Hegrisson Carreira Alves

Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

05/05/2021

Copiando para baixo computador e caderno

Acervo de Pesquisas em Cosmoeticologia

    A COSMOETHOS desenvolve pesquisas teórico-práticas visando estimular o aprimoramento da Autocosmoética dos pesquisadores afinizados com as respectivas áreas. 

    Confira abaixo verbetes defendidos por voluntários da COSMOETHOS, assim como artigos da revista "COSMOETHOS - Revista de Cosmoeticologia e recomendações de filmes relacionados à temática. 

Tertúlias

Filmes

Revistas de Cosmoeticologia 

Capa-Cosmoethos-1-204x300_edited.jpg

COSMOETHOS nº 1

Revista2_edited_edited.jpg

COSMOETHOS nº 2

bottom of page